Desde pequena sempre questionei qual seria o significado do Natal? Mesmo, sem entender bem o significado dessa palavra sabia que era algo muito, importante então tinha guardado minha sandalinha e um lindo vestidinho que era usado, especialmente, no Natal.
Na minha casa, simples no sítio não havia papai Noel nem presente escondidinho na árvore, mas, tudo era especial. Vivíamos a magia do Natal.
Minhas irmãs faziam um lindo presépio, com objetos que confeccionavam e recolhia da natureza. E todos os dias às 18h:00 acendiam uma vela. E a gente ficava sentados em volta contemplando a beleza do presépio.
O presépio só era desmontado após o dia 06 de janeiro. Para essa atividade convidavam os vizinhos e juntos cantavamos cânticos celebrando a dádiva da vida e louvando a Deus. E sempre tinha o tradicional cafezinho. Assim a confecção do presépio virou uma tradição entre as cinco irmãs, iniciando pela irmã mais velha e finalizando com a mais nova. Cada uma de nós montavam o presépio por 07 (sete) anos.
Quando eu ia a cidade ficava encantada, com as luzes e enfeites natalinos meus os olhos brilhava, com tanta magia.
O momento em família era bom, mas, no dia do Natal era inigualável. Minha mãe antes da ceia pronunciava algumas palavras tais como:
Natal tempo de renovação, de amor e de fé. Pois, nesta data nasceu Jesus. Nossa força, nossa luz e minha avó rezava :
Vem, senhor, Jesus! É tempo de luz, de renascer.
Vem, senhor, Jesus!
Vem nascer em cada coração em cada ser. Vem semear a paz em cada coração. Vem, senhor, Jesus! Vem transformar, vem restaurar, vem curar as almas com teu poder.
Vem, senhor, Jesus! Vem nascer na minha casa, vem nascer em cada lar, em cada coração e traga paz. Vem, senhor, Jesus, nesta noite de luz vem nascer a casa está pronta para te receber e o Natal verdadeiramente, acontecer.
Assim, com o passar do tempo é os ensinamentos da minha família entendi que Natal é templo de celebrar, de partilhar abraços, que nos acolhem, carinhos e afetos, que nos sustentam, de celebrar a vida. Natal é tempo de união, de reflexão e solidariedade
É tempo de perceber, que por trás de cada abraço, cada sorriso, cada presente está embrulhado a dádiva da vida de presente para cada um de nós.